txt
Clique aqui para enviar um email Clique para entrar em contato
Clique nos botões ao lado para aumentar ou diminuir o tamanho da letra do texto Diminui a letra Aumenta a letra

B L O G

Shakespeare | Retratos de uma festa luminosa

separador

shakes.jpg

Adaptação do clássico Romeu e Julieta conquista palcos, galerias e agora as livrarias

Quando um espetáculo é bem sucedido gera boas críticas, indicações para prêmios e temporadas estendidas. “R & J DE SHAKESPEARE - JUVENTUDE INTERROMPIDA” - adaptação Joe Calarco, tradução de Geraldo Carneiro e direção de João Fonseca - é um desses casos. Porém, a ousada adaptação de Romeu e Julieta, uma das histórias de amor mais conhecidas de todos os tempos, tinha mais a apresentar: gerou exposição de fotos “SHAKESPEARE - RETRATOS DE UMA FESTA LUMINOSA” e sucessivamente livro com o mesmo nome. Este poético e competente registro fotográfico chega até o público através da editora Memória Visual com lançamento carioca no próximo dia 11 de junho, segunda-feira, às 19 horas, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.

Entre as curiosidades, chama atenção o número cinco na obra. O livro revela cinco olhares diferentes sobre o filho único dos Montecchios: Romeu é Julieta. Romeu vira Julieta. Julieta aparece em Romeu. Apresenta cinco ensaios fotográficos baseados em montagens teatrais e filmes já feitos ou inspirados na história: Franco Zefirelli, Baz Luhrmann, Gabriel Villela, Antunes Filho e Robert Wise. E são utilizados cinco teatros importantes da cidade do Rio de Janeiro, onde são apresentadas cinco releituras da antológica cena do balcão escrita por novos dramaturgos. São eles: Rodrigo Nogueira, Rafael Primot, Diego Molina, Felipe Barenco, Daniel Berlinsky e Giovana Moraes.

Para Pablo Sanábio, um dos organizadores da publicação, “trata-se de uma poética investigação visual sobre o verbo amar”. “A obra de Shakespeare desconstruída se tornou uma fonte inesgotável de possibilidades cênicas e interpretativas”, diz ele. Para tanto, muitos talentos foram convocados. No elenco, atores do calibre de Caio Blat, Rafael Cardoso, Marco Pigossi, Thiago Martins, Marcos Veras, Raphael Viana, Erom Cordeiro, Gregorio Duvivier, Fabio Porchat, Sidney Sampaio, entre outros. O figurino criado pelos figurinistas Bruno Perlatto e Rachel Rozenberg contou com o olhar refinado dos fotógrafos Paula Klien, Sérgio Baia, Paula Kossatz, André Mantelli e Robert Schwenck. E Rose Verçosa (leia-se “As Cariocas" e "As Brasileiras") assinou o visagismo.

A versão cinematográfica dirigida por Franco Zeffirelli ficou a cargo de Paula Kossatz, no Teatro de Arena da UFRJ. A versão dirigida por Baz Luhrmann recebeu o olhar de Sergio Baia, no Oi Casa Grande. A montagem teatral feita pelo grupo Galpão, com direção de Gabriel Vilela, foi registrada por Robert Schwenck, na parte externa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já André Mantelli clicou a montagem dirigida por Antunes Filho, no Teatro João Caetano. E o filme West Side Story ficou por conta de Paula Klien, no Teatro Galpão Aplauso. Parte da verba arrecadada com a venda dos livros será doada para a ONG Aplauso.

Para comprar o livro basta clicar aqui: http://tinyurl.com/7zmnyrc

Camila Perlingeiro 11 de junho de 2012 comentários [0]


Rodape