txt
Clique aqui para enviar um email Clique para entrar em contato
Clique nos botões ao lado para aumentar ou diminuir o tamanho da letra do texto Diminui a letra Aumenta a letra

C A T Á L O G O / B I O G R A F I A S

Sonhos diurnos, de Marcos Duprat

separador
  • Leia a Sinopse desse livro
  • Confira o Sumário desse livro
  • Veja o que andam falando sobre esse livro
  • Saiba mais sobre o Autor desse livro
  • Material em alta resolução para imprensa
Clique para Ampliar

Após 30 anos de carreira artística, Marcos Duprat lança seu primeiro livro Sonhos Diurnos, uma coletânea de 92 desenhos sobre papel, principalmente papel artesanal. A idéia do papel artesanal surgiu tentando explorar as características de cada um deles, para s diversas imagens, que foram sendo executadas de 2000 a 2005, durante sua estadia em Tóquio, trabalhando como diplomata. Desde os primeiros dias no Japão, o artista começou a desenhar esboços rápidos de observação direta, uma reação espontânea às características gráficas da realidade visual japonesa.

“As imagens foram selecionadas sob um critério sensorial buscando uma relação temática e coerência emocional entre elas. Por isso – e também pelo texto do crítico japonês Takeshi Kanazawa, pensei em dar o título Sonhos Diurnos. Essas imagens são convidativas à imaginação, ao devaneio introspectivo e à evocação de um mundo recriado através da observação da realidade visual, transformada pela memória”, diz Marcos em seu texto introdutório.

O livro conta com apresentação de Marcelo Araújo, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo, onde se encontra uma exposição individual homônima de Marcos Duprat, com o apoio do Dr. José Mindlin e sua esposa Guita Mindlin, amigos há mais de 30 anos e textos de Miki Kaneko (editor-chefe do Gekkan Bijutsu de Tóquio), Tom Baker (Daily Youmiuri, Tóquio) e do crítico de arte Takeshi Kanazawa.

“Marcos Duprat é, por força de suas funções diplomáticas, uma andarilho do mundo. Seu olhar de artista, seleciona, das culturas e paisagens visitadas, elementos sensíveis que são incorporados em sua obra, consolidando um permanente processo de investigação pictórica, no qual a luz desempenha função estrutural”, diz Marcelo Araújo em sua apresentação.

Faça uma busca pelo catálogo
Pelo Autor
Pela Categoria
Ver todo o Catálogo
Clique aqui e veja uma listagem com todos os livros



Rodape